Você sabe a diferença entre Bombeiro Profissional Civil, Bombeiro Civil Voluntário, Bombeiro Militar e Brigadista? De maneira simplificada trazemos essa informação para você, confira abaixo:

O Bombeiro Civil desempenha um papel fundamental em diversas instâncias. Dentro de plantas industriais ou edificações, seja em ambientes públicos ou privados, ou mesmo em eventos de grande porte, sua presença é vital. Contudo, eles estão intensamente envolvidos na prevenção de incêndios e no manejo de emergências, respondendo de forma ágil e precisa a situações críticas para garantir a segurança de todos os presentes.
Já os Bombeiros Civis Voluntários merecem destaque por sua dedicação desinteressada. Muitas vezes integrados a organizações não governamentais (ONGs) ou corporações específicas. Em suma, esses voluntários oferecem seus serviços de forma altruística, comprometendo-se com a segurança coletiva e colaborando ativamente em situações de risco e emergência.
No âmbito do serviço público, os Bombeiros Militares desempenham um papel crucial. Integrantes de um setor público, eles são profissionais concursados e dedicam suas carreiras ao cuidado e proteção da comunidade. Por causa de sua formação rigorosa e contínua capacitação os tornam pilares fundamentais na resposta a emergências, garantindo o bem-estar da sociedade como um todo.
E não podemos esquecer dos Brigadistas, indivíduos especialmente treinados por meio de cursos obrigatórios. Esses profissionais são selecionados para oferecer suporte às empresas e condomínios, participando ativamente na implementação de medidas preventivas e coordenando evacuações em cenários de emergência. Sua presença estratégica e conhecimento técnico são essenciais para garantir a segurança e minimizar riscos em situações críticas.
Gostou da informação? Confira também: O que foi o incêndio no Edifício Andraus?
Baixe o APP Selo Inteligente e confira se o selo do seu extintor está em conformidade com o INMETRO:
https://linktr.ee/Selointeligente