GNV

É a ferramenta que vai revolucionar no combate às instalações clandestinas de GNVs nos veículos.

O aplicativo SELO INTELIGENTE é uma solução prática e eficiente, que capacita qualquer interessado a verificar a autenticidade do selo GNV INMETRO dos veículos.

A conferência é muito rápida e fácil. Basta utilizar um smartphone e tirar uma foto do selo do Inmetro fixado no para-brisa do veículo. Em seguida a inteligência artificial do app verifica na hora se o selo é legítimo ou não.

Quanto custa ter o Selo de Conformidade?

O Selo de conformidade não tem custo algum, basta você fazer a instalação em um estabelecimento credenciado garantindo a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos instalados.

Porque colar o Selo no para-brisa do veículo?

O selo colado no para-brisa garante que o fiscal, atendente ou qualquer pessoa possa verificar que seu veículo está em conformidade com as normas de segurança e dentro do prazo garantido pelos órgãos reguladores, trazendo segurança e credibilidade para você.

O Selo Inteligente veio para ajudar no combate a clandestinidade.

O app SELO INTELIGENTE vai facilitar, potencializar a fiscalização, engajando à todos no combate às instalações clandestinas e trazendo mais segurança para toda a população, sem adicionar nenhum custo ao sistema.

O aplicativo pode ser utilizado por qualquer interessado:

  • Fiscais do IPEM;
  • Frentistas;
  • Taxistas e motoristas de aplicativo;
  • Passageiros;
  • Organismos de inspeção;
  • Policiais;

Baixe o aplicativo do Selo Inteligente

Veja como é fácil a colocação do Selo no seu parabrisa.

Não arrisque sua vida e de outras pessoas.

A instalação irregular e a falta de fiscalização colocam a vida de muitas pessoas em risco. O Selo Inteligente GNV auxilia a fiscalização e traz mais segurança para toda população.

Sistema colaborativo

Nossa plataforma de dados inteligentes gera relatórios em tempo real, com detecção de anomalias e permitindo soluções preventivas, dando vantagem estratégia na fiscalização na luta contra o comércio ilícito.

Oficina credenciada

Você procura uma oficina credenciada no mercado.

Instalação ou requalificação

Você faz a instalação ou requalificação em um oficina credenciada.

Selo GNV

Quando você cola o selo no parabrisa do carro fica facil a identificar.

Abastecimento

No momento do abastecimento é facil identificar o selo e verificar através do aplicativo sua autenticidade.

Segurança

Você preserva a vida útil do seu carro e garante a segurança de todos por perto.

Sistema colaborativo

Através do App Selo Inteligente GNV qualquer pessoa pode verificar a autenticidade do selo.

Kit’s Falsos ou sem vistoria, um risco para você e sua familia

Infelizmente muitos proprietários de carros efetuam a instalação e manutenção do kit GNV em oficinas clandestinas. Este mercado pirata está crescendo em proporções altíssimas, segundo informação da própria Associação das Empresas de Instaladores de GNV.

Nas instalações e manutenções deste sistema, o Certificado de Homologação do Inmetro é obrigatório e a falta do selo gera retenção do veículo e multa ao condutor! O objetivo é coibir instalações clandestinas, feitas com equipamentos de procedência desconhecida, cilindros inadequados ou furtados, pessoas inabilitadas e com aplicação de selos do Inmetro falsificados.

Ao lado veja um vídeo de um acidente real com um veículo que foi instalado o Kit GNV e estava irregular. Colocando em risco sua vida e de todas as pessoas que estavam próximas ao local. Inclusive com risco de explosão no posto de combustível.

Dicas para evitar acidentes

Além da instalação em local não autorizado, outra prática que traz riscos, informa o Inmetro, é a manipulação indevida dos componentes do kit por empresas ou pessoas não capacitadas ou não autorizadas a fazer o serviço. A falta de manutenção preventiva ou corretiva do sistema é outra prática não recomendada pelo instituto. O Inmetro alerta, ainda, que a pressurização do gás acima dos limites regulamentados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) também é um fator de risco. O órgão certificador alerta que o uso de cilindros impróprios para o armazenamento do GNV, como botijão de GLP (gás de cozinha), ou de cilindros recondicionados fora das especifica.

  • Principais causas de incêndio

    Além da instalação em local não autorizado, outra prática que traz riscos, informa o Inmetro, é a manipulação indevida dos componentes do kit por empresas ou pessoas não capacitadas ou não autorizadas a fazer o serviço. A falta de manutenção preventiva ou corretiva do sistema é outra prática não recomendada pelo instituto. O Inmetro alerta, ainda, que a pressurização do gás acima dos limites regulamentados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) também é um fator de risco. O órgão certificador alerta que o uso de cilindros impróprios para o armazenamento do GNV, como botijão de GLP (gás de cozinha), ou de cilindros recondicionados fora das especifica.

  • Como fazer uma instalação segura

    O Inmetro orienta os consumidores a fazer a instalação e a manutenção do kit GNV somente em estabelecimentos registrados pelo órgão, com os seus registros válidos, segundo determina a Portaria Inmetro n° 091, de 2007.

  • Manutenção e inspeção de segurança

    O instituto também recomenda realizar a manutenção preventiva e/ou corretiva em empresas autorizadas. Também é importante observar constantemente possíveis vazamentos do gás nos sistemas. Para se prevenir contra esses vazamentos, recomenda-se fazer periodicamente a requalificação dos cilindros que armazenam o GNV e efetuar inspeção de segurança veicular (inicial e periódica), executada por companhias acreditadas pelo Inmetro. Ao fazer a inspeção, o cliente recebe o “Selo Gás Natural Veicular” do instituto, que evidencia a inspeção pelo organismo acreditado e o correto cumprimento das especificações.

  • Cuidado na hora de abastecer

    No ato do abastecimento em posto de GNV, o usuário deve evitar fumar; permanecer dentro do veículo; ficar próximo do ponto de abastecimento; e utilizar telefone celular e outros aparelhos elétricos ou eletrônicos. Também observe na bomba a pressão utilizada: deve ser de 200 bar, com tolerância de 10% para cima. “Caso a pressão de abastecimento ultrapasse o valor especificado, o abastecimento não pode ser realizado”, diz o órgão. Não deixe de observar se os frentistas estão utilizando o sistema de aterramento nos veículos e verifique se o frentista checou as condições dos cilindros que armazenam GNV.

  • O que fazer em caso de vazamento

    No dia a dia, caso sejam observados possíveis vazamentos de GNV, por meio do cheiro característico do gás, feche imediatamente a válvula do cilindro de armazenamento. Logo em seguida, caso o veículo não rode exclusivamente com gás natural veicular, o condutor deve levá-lo a um instalador registrado pelo Inmetro, de preferência naquele que realizou a instalação do sistema, para inspeção e realização dos reparos necessários.

  • E se pegar fogo?

    Caso o incêndio já tenha começado, o veículo deve ser desligado, as pessoas devem sair dele e se afastarem o máximo possível. O Corpo de Bombeiros deve ser imediatamente acionado. Quanto ao uso do extintor, este deve ser do tipo ABC, caso esteja disponível (é opcional para veículos de passeio). “Se o incêndio for de pequena proporção, pode ser utilizado”, diz o Inmetro.

O aplicativo Selo Inteligente torna cada pessoa um fiscal ativo contra a clandestinidade, seja um fiscal, um frentista ou um consumidor.

Os equipamentos clandestinos ou fora das normas podem causar um prejuízo muito grande, inclusive de vidas.

A explosão pode ocorrer no carro ao seu lado, sem você saber. Veja o vídeo abaixo.

Instaladores registrados de Kit GNV

Confira as oficinas credenciadas pelo Inmetro para instalação e manutenção de Kit’s GNV

Veja como fazer uma consulta de forma fácil e rápido.

Quer ver mais vídeos explicativos sobre nosso APP. Clique aqui!