AS FRAUDES NA MANUTENÇÃO DE EXTINTORES

Um risco para a nossa segurança

Em quase todos os lugares podemos encontrar este importante acessório de segurança. Nos deparamos com extintores de incêndio no transporte público, edifícios, lojas, empresas, shoppings, escolas, hospitais, condomínios, enfim, é um item obrigatório em boa parte dos estabelecimentos, mas pouco nos preocupamos com um detalhe de extrema importância: o extintor vai funcionar perfeitamente em caso de incêndio? Posso confiar neste equipamento em caso de emergência?

O extintor de incêndio é um importante equipamento de segurança. Sua função é controlar ou eliminar o fogo de um local ou objeto, evitando que o incêndio se alastre e chegue a grandes proporções causando ainda mais transtornos, maiores custos financeiros, ferimentos nas pessoas e perda de vidas. Ele faz parte do sistema básico de segurança contra incêndio em edificações e deve ter como características principais: apresentar eficiência e capacidade extintora para eliminar o foco de incêndio rapidamente, não podendo apresentar falhas. A manutenção correta deste equipamento é de fundamental importância para seu objetivo, portanto deve-se ter muito cuidado com os extintores fraudados.

A manutenção dos extintores de incêndio é uma exigência preventiva para garantir a eficiência dos mesmos em caso de emergência. Infelizmente existem no mercado diversas empresas clandestinas de manutenção de extintores que enganam o consumidor. Elas cobram pelo trabalho, mas não realizam a manutenção adequada com os critérios que garantem a eficiência deste equipamento de segurança. São recorrentes as notícias de pessoas sendo presas por comercializar extintores falsificados, estabelecimentos sendo fechados pela justiça, e também manchetes sobre desmantelamento de quadrilhas especializadas em adulteração de extintores e seus selos de segurança. Segundo investigação das polícias de todo o país, bandidos utilizam cilindros condenados, que podem explodir durante o uso, usam peças de péssima qualidade, e ainda recarregam os extintores com conteúdo adulterado ou mesmo reaproveitado de equipamentos velhos, o que pode comprometer o combate ao incêndio, inclusive podendo até aumentar as chamas. Além disso, estas empresas clandestinas aplicam selos do INMETRO falsos para enganar os consumidores.

Por isso, é de fundamental importância estarmos sempre bem atentos quanto a alguns detalhes para identificar as condições do extintor, que se não estiver em conformidade, pode causar tragédias e grandes prejuízos ao seu patrimônio.

As empresas legalizadas de manutenção são obrigadas a cumprir a norma técnica ABNT NBR 15808:2010 – Extintores de Incêndio Portáteis. Esta norma especifica os requisitos que garantem a segurança, confiabilidade e desempenho dos extintores do tipo recarregável e descartável.

As empresas de São Paulo também tem o dever de seguir as normas do IPEM-SP – Instituto de Pesos e Medidas, uma autarquia estadual vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Seus técnicos e especialistas em metrologia e qualidade são responsáveis pelas atividades de fiscalização e, também, pela prestação de serviços de calibração e de avaliação voluntária da conformidade.

Enfim, para um extintor de incêndio ser autêntico ele deve ter o selo do INMETRO verdadeiro. Este selo tem um papel impactante no controle do mercado de extintores, pois identifica as empresas aprovadas nas auditorias periódicas do IPEM por apresentarem capacidade de realizar um serviço que ofereça eficiência e segurança dentro dos limites exigidos. Este selo é a garantia de um produto confiável, portanto deve ser sempre conferido no momento em que receber um extintor após sua manutenção.

A PRIMI Tecnologia sabe da importância de proteger o consumidor dos riscos que a manutenção clandestina de extintores de incêndio pode causar, assim busca sempre defender as empresas que trabalham dentro das normas legais na produção de seus produtos e serviços, daquelas empresas ilegítimas e criminosas.

Referência no mercado para desenvolvimento e produção de impressos de segurança, a PRIMI Tecnologia cria soluções únicas para proteger seus produtos, da produção à distribuição, buscando sempre combater a pirataria e a clandestinidade, colaborando para uma sociedade mais justa. É a PRIMI que produz os selos de segurança do INMETRO para os extintores e também para inúmeros outros segmentos. Seus engenheiros criam identificações seguras para garantir a autenticidade dos produtos e ainda permitir a rastreabilidade dos mesmos.

Os selos da PRIMI Tecnologia são personalizados com elementos de autenticação e rastreabilidade exclusivos, elaborados com a mais alta tecnologia, que não permitem cópias nem adulterações, bem diferente das constantes fraudes que são elaboradas para burlar os – considerados seguros – selos com identificações via QR-Code, os quais podem ser facilmente copiados e reproduzidos em larga escala. O selos da PRIMI tem características únicas, com um DNA exclusivo em cada um deles, fazendo que nenhum selo seja igual ao outro. Além disso, para a sua reprodução é necessário ter conhecimentos e recursos especiais de diversas técnicas restritas a Casas de Moedas e empresas de alta proteção.

 

APP SELO INTELIGENTE

Com o propósito de resolver esse problema e ajudar a diminuir a criminalidade das falsificações nos extintores de incêndio, a PRIMI Tecnologia disponibiliza a você, gratuitamente, o app SELO INTELIGENTE. Um formidável aplicativo para smartphone, uma solução única, inovadora e muito eficiente que permite a qualquer pessoa, seja ela consumidora comum ou profissional do setor, identificar com clareza a autenticidade dos selos de segurança dos extintores. Este aplicativo revolucionário e único no mundo foi desenvolvido pela PRIMI e permite que, com uma simples foto, seja possível verificar se o selo de segurança do produto é autêntico. É uma ferramenta inovadora que confere se o extintor é falsificado no momento da compra ou entrega após a sua manutenção.

O app SELO INTELIGENTE é totalmente gratuito e está disponível no sistema Android. Fácil de utilizar, basta fotografar o selo do extintor que a plataforma faz um detalhamento técnico na imagem, analisando todos os detalhes a partir de suas segurança e proteções, para conferir qualquer tipo de falsificação. Uma incrível plataforma, simples, prática e aficaz, que vai proteger você dos falsários e ainda colaborar para a segurança de todos, promovendo o comércio de confiança e reduzindo as falsificações em nosso país.

O SELO INTELIGENTE proporciona fortalecimento, autonomia e segurança ao consumidor, agregando confiabilidade e autenticidade aos produtos e, desta forma, combatendo a pirataria de forma eficiente. É uma ferramenta que capacita o consumidor e os profissionais do setor que agora podem identificar rapidamente as empresas ilegítimas que estão atuando no mercado, protegendo a economia, ajudando na concorrência leal dos comerciantes legais, afastando do mercado as empresas de práticas corruptas. Só podemos obter sucesso neste combate através da realização de um trabalho em conjunto com todos os interessados. Para tanto, a PRIMI propaga a conscientização, distribuindo o aplicativo gratuitamente, realizando apresentações e parcerias com empresas de extintores legalizadas, administradoras de condomínio, engenheiros de segurança e órgãos de fiscalização.

Esta ferramenta vai proteger você, sua família, seu patrimônio, seus clientes e colaboradores do grande perigo de ter que utilizar um extintor de incêndio falsificado, que certamente não vai funcionar corretamente em caso de incêndio.

 

UMA INTERLIGAÇÃO DO MUNDO REAL COM O MUNDO VIRTUAL

Os selos da PRIMI Tecnologia possuem características exclusivas como designs minuciosos, variações óticas, microperfurações, relevos diferenciados, cores especiais com tonalizadas específicas, etc. A Inteligência artificial do SELO INTELIGENTE reconhece estas características especiais nos selos do INMETRO e confere se há divergências ou não no mesmo, portanto é uma ferramenta perfeita onde o usuário, seja ele profissional do setor ou consumidor comum, poderá conferir de forma prática a autenticidade do selo.

O SELO INTELIGENTE pode mapear as regiões onde extintores de incêndio falsificados estão sendo encontratos. Isso é de grande importância para que as autoridades possam identificar com mais facilidade as empresas fornecedoras clandestinas. Veja abaixo este histórico de falsificações, identificado ao longo do fornecimento nestes últimos anos dos selos de segurança para extintor de incêndio.

Exemplo de uma área onde centenas de selos foram fotografados e analisados. Os pontos em vermelho no mapa indicam os selos falsos encontrados por usuários do aplicativo em uma região de São Paulo.

O app SELO INTELIGENTE fez uma revolução no supervisionamento dos selos do INMETRO através da inovação. Transformou a capacidade de fiscalização de antes de apenas 2 fiscais, que se dividiam com outros produtos à fiscalizar, para mais de 5.500 agentes fiscalizadores, sendo que deste número mais de 1.700 são bombeiros, ou seja, profissionais do segmento.

No Comments

Post A Comment